terça-feira, 20 de novembro de 2012

Aborto Retido - Meu relato sobre essa triste experiência

Aborto retido: Um  (triste) relato sobre o dia que descobri que tinha perdido meu bebê!


Perdi o chão, os sonhos, perdi meu bebê!

Se você chegou neste post através de pesquisas no google sobre aborto retido, sobre gravidez que não evoluiu, e todas essas dúvidas que só quem passou sabe o quanto podem ser cruéis, você deve estar vivendo esse triste momento que é descobrir um "aborto retido" ou alguém próximo a você está passando por isso né?

Como já disse no "Sobre" aqui do blog eu sofri um aborto retido com 10 semanas de gestação na minha primeira gravidez.




Quando descobri que tinha perdido meu bebê (Aborto Retido)

Aborto Retido

Hoje vou contar para vocês o relato do meu aborto retido!


. Descobri o aborto após sangrar depois da relação sexual, vi que estava saindo um sangue vermelho "vivo".

Fui ao médico, que me pediu um ultrassom de emergência e constatou  o aborto retido. A médica que fez o ultra disse que meu bebê havia parado de se desenvolver com 7 semanas.

Meu mundo caiu. Era um gravidez muito desejada e a criança já era muito amada. Estávamos na expectativa de saber o sexo, decorar quartinho, planos e mais planos e de repente você se sente a pessoa mais incapaz do mundo.

Depois de chorar muito, muito, muito, os primeiros sentimentos são de revolta, ódio, indignação e incapacidade.

Mas a dor passa, vai diminuindo.

Temos que ser fortes e seguir em frente . Você vai ouvir muita besteira, principalmente de pessoas próximas.

Aborto Retido acontece de novo? Não vou poder ter filhos?

Depois que sofri o aborto retido e pesquisei muito sobre o assunto, conversei com médicos e amigos, vi que isso acontece com várias mulheres. Muitas amigas me mandaram mensagens dizendo que já perderam bebê, assim como eu e hoje são Mães.

É impressionante , como muitas mulheres próximas a nós já sofreram aborto retido , e só percebemos isso quando acontece com a gente, e essas conhecidas vem nos dar um apoio, justamente porque já passaram por isso, e só quem passou sabe o tamanho da dor.

Portanto se você está aí perdida, sem acreditar, buscando uma explicação, tenha calma, não quer dizer que vai acontecer de novo, não tenha medo!

Estatísticas sobre  gestações interrompidas

Cerca de 15% das gestações entre a 4° e a 20° semanas de evolução terminam espontaneamente (abortamento clinico). Se levarmos em conta o momento da fertilização, a incidência de abortamento (até 18 semanas de


desenvolvimento ou 20 semanas gestacionais) pode chegar a 62%. 

Como é a curetagem pós aborto retido?

A minha curetagem foi sofrida , mas o procedimento é bem simples e rápido quando feito corretamente.

No meu caso, como se não bastasse a dor emocional, o meu atendimento médico foi puro descaso, e olha que tenho plano de saúde.

Geralmente você vai fazer a curetagem em algumas horas e volta pra casa, eu fiquei 3 angustiantes dias no hospital e tiver que fazer DUAS curetagens... Os médicos me enrolaram de plantão em plantão, quando finalmente fui fazer a curetagem, fiquei aliviada que ia pra casa, mas me enganei.

Constataram que ainda ficaram restos da placenta em mim, fiquei internada mais um dia e no outro dia fiz mais uma curetagem .

A primeira curetagem tive que tomar a injeção Rack, porque tinha tomado água no jejum, a curetagem foi por raspagem, não senti dor alguma.

A segunda curetagem foi a "amiu" (aspiração), e eu tomei anestesia geral, muito melhor que a Rack, o procedimento foi bem melhor.

Mas isto aconteceu comigo infelizmente, porque o normal é ficar apenas 1 dia no hospital, e a curetagem com miu ou raspagem ocorre sem nenhum problema.

Sintomas do aborto retido:

Eu só procurei um médico porque sangrei após relação, senão não teria percebido nada diferente.Não se apavore, se teve um sangramento e não foi ao médico ainda. Nem todo sangramento significa um aborto retido. Algumas mulheres sentem cólicas também.

Causas aborto retido:

Os abortos de primeiro trimestre geralmente acontecem porque o embrião é inviável ou porque não há embrião dentro do ovo, só saco vitelínico cheio de hormônio.

O meu médico disse que na maioria das vezes não há motivos ou causas para que um aborto retido aconteça, e que geralmente é por erro na divisão celular, coisas da natureza. Não quer dizer que você tenha problemas.  O exame que eu fiz na placenta não deu nada .

Quanto tempo esperar para engravidar após um aborto retido?

Não desista, não perca as esperanças. Meu médico havia me pedido para esperar 3 meses , mas apenas 2 meses após a curetagem ele me liberou para tentar novamente, já que o ultrassom mostrou que o útero estava ótimo e pronto pra gerar uma vida.

E cá estou eu, deixando o passado lá trás e pensando na próxima gravidez ( que tenho certeza que dará certo).

Se você está passando por essa dor, coloque tudo pra fora, é triste mesmo, mas não fique lamentando isso muito tempo, vá a luta!


Update: Engravidei 2 meses após o sofrer um aborto!!!

Exatamente dois meses após perder esse bebê eu engravidei novamente. Hoje ou mãe do meu Bernardo que vai fazer 9 meses!

Minha gravidez ocorreu ótima, foi tudo tranquilo e lindo como eu sempre sonhei.

Por isso não desistam mesmo, não quer dizer que vai acontecer de novo. Só na sala do meu filho, 5 mães me contaram que tiveram abortos espontâneos e engravidaram novamente, uma tem gêmeos, outra teve mais dois filhos ...



Se você já passou por isso, compartilhe aqui sua história e vamos ajudar as mãezinhas que estão sofrendo com isso.

Comente se você já passou por isso e compartilhe minha história com aborto retido se você está com alguma amiga passando por isso, vai ajudar muito!

Beijos Corujas,

Aline Dulce.

Outras corujices:

Curta o Mãe Coruja/Sa lá no Facebook e fique por dentro das novidades!

Próximo Next Post
Anterior Previous Post
Comentários
0 Comentários
Próximo Next Post
Anterior Previous Post