sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Bebê com Pé Inchado e Vermelho... O que pode ser?

Bebê com Pé Inchado e Vermelho 

Seu bebê está com o pé inchado e você não sabe a mínima ideia do que pode ser, pode ser alergia a picadas de insetos!

Inchaço nos pés dos bebês


Essa semana, Bernardo apareceu com o pé inchado do nada, eu e meu marido, achamos a princípio que era algo que tinha caído no pé dele, já que o pequeno anda naquela fase "ultra levado", mas no dia seguinte o pé do bebê estava muito muito inchado e vermelho, me desesperei, claro.

Não sou daquelas mães desesperadas que correm para o hospital na primeira febrinha, sempre observo os sintomas, vou acompanhando para ver se não é um dentinho, uma febre que logo passa e tal, mas nesse caso do pé inchado, que eu não tinha a menor ideia do que era, e como estava muito inchado mesmo, corri para o plantão pediátrico.
bebê com pé inchado
bebê com pé inchado

A doutora me acalmou assim que viu, e já veio logo dizendo que Bernardo é alérgico a picada de insetos, e me explicou direitinho porquê daquele pé estar inchado.

Ela procurou por alguma picada no pé e achou uma marquinha bem fraca que eu não tinha achado, mesmo procurando e disse que se estivesse inchado e com um vergão na pele em direção a veia, ele teria que ser medicado e ficar em observação, como não era o caso ela indicou um antialérgico para tomar duas vezes ao dia e uma pomada.

Aliás, me recomendou andar com essa pomada na bolsa daqui pra frente e passar imediatamente quando eu perceber que algum inseto o picou. (Sempre compro minhas pomadas na Farmácia Onofre).

Em seguida ela fez um risco de caneta no pé do Bernardo (esqueci de fotografar depois) , e me alertou que  inchaço e a vermelhidão aumentassem e passassem daquele ponto era pra voltar para a urgência.

bebê com pé inchado e vermelho


Mediquei e o pé do baby e em dois dias desinchou bastante.

O que me chamou a atenção foi que uma simples picada de formiga pudesse inchar tanto, na hora do desespero até achamos que poderia sei lá, ter caído alguma coisa e ter trincado o osso do pé, mesmo ele não sentindo nenhuma dor.

Então já sabem, se o bebê aparecer aparecer com o pezinho inchado, corram pro médico também, claro, mas já procurem sinais de picadinhas, assim você já vão um pouco mais tranquilas.

A doutora disse ainda que eles se preocupam é quando o pé está inchado daquela maneira e não acham nenhum sinal de picada.

Alergia a insetos

Eu já tinha reparado que quando um mosquitinho pica o Bernardo, ele empola muito, fica grande as marquinhas e agora com esse pé inchado, vi o estrago que uma formiguinha pode causar.

No Portal da Sociedade brasileira de Dermatologia tem uma matéria interessante sobre alergias a picada de insetos, de onde tirei esse trecho abaixo que fala um pouco dos sintomas:

Os insetos estão por toda parte, e embora a maioria não seja perigosa, sua picada ou ferroada incomoda. Mosquitos e carrapatos sugam o sangue humano para sobreviver. Já abelhas, vespas, aranhas, marimbondos ferroam pessoas quando se sentem ameaçados ou quando querem proteger seus ninhos.

Ao picar ou ferroar, os insetos injetam veneno junto, responsável pela coceira e inchaço no local. Apesar de não ser grave, o fato é que essas picadas incomodam. Coçar a região pode fazer o veneno espalhar e aumentar a coceira ainda mais.



SINTOMAS

A picada de insetos pode causar dor e desencadear uma reação alérgica. E a gravidade desta reação irá depender da sua sensibilidade ao veneno.

A maioria das reações é leve, provocando coceira, ardência e inchaço que somem em um ou dois dias. Uma reação tardia pode desencadear febre, urticária, dor nas articulações e inchaço nas glândulas.

Somente pequena porcentagem das pessoas desencadeiam reações graves, anafilaxia, às picadas, com náusea, edema facial, dificuldade para respirar, dor abdominal, aumento da pressão arterial.

Seu bebê é muito alérgico? Conheça as tintas antialéricas para pintar  o quarto das crianças!

Picadas de abelhas, vespas, marimbondos e formigas de fogo são mais problemáticos em termos de reações alérgicas. Picadas de mosquitos, carrapatos, moscas, formigas e algumas aranhas também podem causar reações. Escorpião, aranhas e algumas formigas podem ser desencadear reações muito severas.

Há também insetos que transmitem doenças, como a dengue, malária e febre amarela, entre outras. Nestes casos, o cuidado precisa ser redobrado.

E aí? já se deparam com algum sintoma de alergia a insetos nos bebês?

Outras assuntos de Mães Corujas:

Curta o Mãe Coruja/Sa lá no Facebook e fique por dentro das novidades! 
 
Próximo Next Post
Anterior Previous Post
Comentários
2 Comentários
Próximo Next Post
Anterior Previous Post